Caixa de maquiagem com ideogramas

Caixa decorada de maquiagem Oriental com espelho e capa em crochê: com ideogramas em relevo, decoupage, flores em relevo, pedrarias e cristais.
O ideograma é a palavra pintada em movimento.

O homem é um ser de linguagem e um ser cultural. Ele se desprende da natureza de forma irreversível. Por estar imerso na linguagem, o homem se diferencia dos outros animais, posto que não mais se limita a imagem e a realidade aparente, mas transcende essas duas dimensões, que passam a ser cortada pelo simbólico.
Na esfera do simbólico o homem transcende a realidade e é capaz de recriá-la através da imaginação. Pode-se dizer então que o ser humano é um ser simbólico.
A linguagem verbal escrita, não conheceu apenas o modo de codificação alfabética criado no Ocidente a partir dos gregos. Existem, por exemplo, os hieróglifos, pictogramas, ideogramas, enfim, formas que se limitam com o desenho. Quando se fala em linguagem, se refere a uma gama intrincada de formas sociais de comunicação.
Os Ideogramas chineses se utilizam de letras para expressar uma idéia.  E ao utilizá-los estamos atraindo seus significados. Significado é o  aspecto imaterial, conceitual e que remete a determinada representação mental. Portanto Ideograma nada mais é que um signo abstrato que significa conceitos e fenômenos.
Os ideogramas se impõem com todo o peso de sua presença física. Signos-presença e não signos-utensílios, eles chamam a atenção para sua força emblemática e pelo ritmo gestual que comportam. Portanto,  Ideograma é um esquema de uma idéia, um conceito ou um fenômeno não visualizável, assim o homem, um ser simbólico, pode saber a significação sem visualizar o significante, como acontece também com os sentimentos.
São muitos os símbolos e os significados associados aos ideogramas. Cada traço do desenho imprime uma força mágica, duradoura e com a riqueza de uma escrita antiga e cheia de tradição e respeito. No Feng Shui podem-se usar os ideogramas como curas ou talismãs para reforçar um determinado guá, como por exemplo, nesta caixa de maquiagem foi colocado os ideogramas do Amor, de Deus e da Paz, reforçando as energias  do guá onde ficará a caixa.




Receba nossas atualizações:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"Não escrevo porque ?valha a pena?, mas porque me faz feliz, simplesmente." [ Lya Luft ]

Muito obrigado pela sua visita. Volte sempre.