Fenearte 2012

Chegamos ao último post sobre a FENEARTE -2012.

A Fenearte (Feira Nacional de Negócios do Artesanato), http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2012/07/maior-feira-de-artesanato-da-america-latina-reune-5-mil-profissionais.html, faz parte do Programa do Artesanato de Pernambuco (Pape), que busca valorizar e difundir a riqueza cultural do estado, além de estimular o potencial de crescimento dos artesãos. 


O artesanato pernambucano é marcado pela força da tradição de sua cultura popular. Com criatividade e uma grande diversidade de referências holandesa, francesa, portuguesa , africana e árabe, a produção artesanal do Estado se revela através das mais variadas expressões. Seja na cerâmica, na madeira, no couro, pedra, palha entre outras tipologia; o fazer artesanal é um dos grandes patrimônios do povo de Pernambuco.

 
O artesanato pode ser classificado em três tipos:
Artesanato com interferência de design, a exemplo do que é feito pelo grupo que irá representar o município do Cabo de Santo Agostinho(vencedor do Top 100 de Artesanato, do SEBRAE Nacional);





 
Artesanato de identidade cultural, como o trabalho dos artesãos do Alto do Moura, de Caruaru;



 
Artesanato de tradição, fortemente representada pela renda renascença.















 
Peças artesanais dão personalidade ao ambiente, assim  sente-se não só presença humana na decoração, mas também o sentimento e como este não morre jamais novas intervenções realizadas com criatividade vão surgindo, prova disto é que essa cadeia criativa não dar sinais de parar.

Confiram as peças:







Receba nossas atualizações:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

"Não escrevo porque ?valha a pena?, mas porque me faz feliz, simplesmente." [ Lya Luft ]

Muito obrigado pela sua visita. Volte sempre.