Como pintar mdf ?


Caixa de mdf

Antes da aplicação da maioria das técnicas temos que ter em mãos o material e saber como preparar a caixa de mdf para receber a pintura. Antes de prosseguir com a leitura  Click AQUI  , poderemos chamar de primeira aula.☺️



Passo a passo da pintura base:

Coloque num godê um pouco de base acrílica e um pouco de tinta branca ou uma outra cor clara, e misture. Com um pincel de cerdas macias comece a pintar. 

Para evitar manchas, não pare de pintar, por exemplo: se está pintando uma lateral da caixa, termine, não pare, e logo em seguida passe o rolinho. Se não tiver um godê, pode ser uma bandeja plástica de bombom descartável ou um pote de plástico pequeno.






Com um pedaço de lixa d'água de número 220, lixe sem colocar força.
Passe um paninho ou escova macia para tirar a poeira. 
Agora, a caixa de mdf estará pronta  para receber cor e as mais variadas técnicas utilizadas nas caixas decoradas.

Obs:
Se a caixa for grande ou se for várias caixas o processo de pintura pode ser diferente, pois você pode molhar o rolinho diretamente na tinta,  porque o rolinho chupa a tinta e assim não haverá desperdício. Coloque a mistura da base e tinta numa bandeja de isopor, aquelas que jogamos fora ou numa tampa de vasilha plástica que não usamos mais e use apenas o rolinho.


Pintura com a cor escolhida
  • Com o pincel chato carregado(cheio de tinta) pinte por igual,  passe o rolinho de espuma logo em seguida para não deixar marcas de pincel.
  • Espere secar por uns 30min.
  • Lixe com a lixa d'água de número 400.
  • Limpe a caixa com um pano de algodão.
  • Pinte novamente.
  • Espere secar.  
  • Se o resultado ficou bom, o que depende da qualidade da tinta, não precisará dar outra mão.

Lembre-se que:

  • Entre uma demão e outra espera-se o tempo de secagem.
  • Não lixe na última mão. 
  • A quantidade de demãos depende da tinta, é de duas a três, já que foi feita a pintura base, veja a diferença na fig.01


Fig.01

Dentro da caixa de mdf





  • Pintar com uma cor mais escura, mas que combine com a parte exterior da caixa. 
Todos reclamam que dentro o resultado da pintura não fica legal, então, se você sente esta dificuldade a dica é o seguinte:
Passe primeiro base seladora da Acrilex ou goma laca indiana antes da tinta e não passe a base acrílica dentro da caixa, espere secar uns 30min e depois pinte normalmente com a cor escolhida, se esta for clara passe primeiro a tinta na cor branca, se for escura não há necessidade.


  • Depois da pintura na cor escolhida você pode fazer também uma chuva americana, é muito fácil(fig.02). Pegue uma escova de dente (aquela que você iria jogar fora) suje ela com uma cor de tinta contrastante, mais clara ou mais escura do que a cor escolhida para o interior da caixa, esfregue o dedo nas cerdas e faça chover tinta. Espere secar e passe verniz acrílico fosco.

Fig.02 

Outra dica é fazer uma decoupage com guardanapo rasgado nas bordas como vemos nesta caixa de chá (fig.03) ou uma decoupage com guardanapo delicadamente recortado. (fig.04)


Fig.04








Fig.03


O crochê no mdf, pode também dar um toque especial dentro de uma caixa decorada.



Como decorar caixas de mdf ?

Deste ponto em diante você poderá aprender as diversas técnicas de decoração de caixas.
Primeiro, terá que dá uma olhada em todas as técnicas, para poder escolher quais você utilizará, pois a harmonia das técnicas e cores farão parte do desing da caixa decorada, mas não se esqueça a criatividade é sua.

Como seria esta harmonia nas caixas decoradas?

Antes de começar a decorar a caixa de mdf, a que se fazer um projeto, ou seja, escolher a cor ou as cores, a técnica a ser utilizada na tampa e na  parte inferior e interior da caixa.
Isso ajudará a você pensar um pouco na combinação adequada das cores e das técnicas e também do estilo que será aplicado na caixa decorada.
Se você escolher fazer uma decoupage  em toda a tampa, a parte inferior deveria receber uma pintura decorativa suave, como por exemplo uma pátina vela, isso se o estilo que você escolheu  foi o rústico, mas se foi o clean  seria harmonioso uma  pátina satineé.

Mas, antes de escolher será necessário conhecer as mais variadas técnicas.






 

Receba nossas atualizações:

6 comentários :

  1. ADOREI SEUS TRABALHOS,TB FAÇO EM MDF E ACABEI APRENDENDO ALGUMAS TECNICAS COM VC.UM ABRAÇO E PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  2. Preciso de um help...
    Sou nova nesse assunto de pintura, estou tentando fazer uma lembrancinhas para o meu chá, mas estou tendo dificuldades, não sei se vou conseguir me explicar direito, mas vamos lá...
    Sempre que pinto uma caixinha de MDF ficam bem visível a marca da passada do pincel (listrinhas) ou se for com o rolinho fica tudo empelotado, o que estou fazendo de errado? O que preciso fazer para que a pintura fique lisinha e uniforme?
    Agradeço pela atenção, beijos
    Nanda

    ResponderExcluir
  3. Fico muito feliz pela visita ao blog Nanda.
    Olha, talvez seja a qualidade da tinta.
    Você está lixando entre as demãos?
    O rolinho tem a textura bem fininha ?
    Vou preparar um vídeo dentre poucas semanas e postarei.
    Bjão

    ResponderExcluir
  4. Vou pintar minhas caixinhas que tenho em casa, me ajudou bastante. obrigada

    ResponderExcluir

"Não escrevo porque ?valha a pena?, mas porque me faz feliz, simplesmente." [ Lya Luft ]

Muito obrigado pela sua visita. Volte sempre.