Como surgiram as caixas decoradas?

Caixa em mdf  envelhecida  ( faqueiro)


As primeiras caixas decoradas surgiram no momento em que  o artesão se propôs a empregar técnicas 

que eram usadas em móveis nas caixas, as quais  guardavam  documentos importantes e objetos.
Os artesãos chineses saíram na frente com a famosa laca chinesa; as caixas eram decoradas com flores. Mas é importante que seja dito que foram os japoneses que mostraram uma nova técnica no uso da laca, imagem salpicada, onde ainda com a laca úmida colocava-se o pó de ouro ou prata.  E logo em seguida surgiram  as laqueações americanas e européias.
Caixinha de porcelana do século XVIII
Os Celtas e romanos usavam a técnica champlevé, a qual é feita com pó de vidro.  Na idade média começaram a usar  a técnica baixo-relevo, o esmalte transparente era aquecido no fogo sob um objeto de metal com desenho em baixo-relevo, mas foi no século XVIII  que esta técnica nas mãos dos franceses  foi utilizada em caixas, a famosa caixa de rapé( caixa para guarda fumo) de ouro.
caixa japonesa antiga
Agora a técnica mais usada no século XVIII e XIX foi o esmalte pintado nas famosas louças de Limoges na França. E aos longos dos anos foram surgindo flores delicadamente pintadas sobre estojos, latas de chás, porta-jóias, faqueiros, caixinha de música etc. Depois surgiram caixas com casco de tartaruga, marcheteria e papel marche  por sobre as caixas.
caixas de rapé
As caixas são mais antigas ainda:
Foram encontradas em escavações egípcias caixas ricamente decoradas e dentro delas tinham apetrechos de beleza das mulheres e também objetos para cuidar de seus belos cabelos.
caixa de rapé
Os primeiros escritos do homem eram guardados em caixas de madeiras com inscrições para poder saber o que tinha dentro. Depois é que começaram a decorar na medida em que os documentos guardados iam se tornando mais importantes.
Hoje com os avanços da tecnologia através dos produtos industriais e dos diversos materiais que são usados,  as caixas decoradas  são projetadas com uma nova visão: a do século XXI.
Qual seria esta visão? este novo modo de projetar as caixas.

O antigo tem seu charme, não é mesmo?  Quer aprender a fazer textura envelhecida?
Click aqui


Quer aprender pátina envelhecida?
Sim

Receba nossas atualizações:

3 comentários :

  1. lindo parabens dues abençoe vc muito bjs

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada Sirlene. Gostei muito de fazer esta postagem, pois matou a curiosidade de quem faz e de quem ver as caixas decoradas. Diante disto vejo como é bom possuir uma caixa para colocar coisas pessoais importantes, para não perder, e se ela for decorada melhor ainda.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante, adorei, um abraço

    ResponderExcluir

"Não escrevo porque ?valha a pena?, mas porque me faz feliz, simplesmente." [ Lya Luft ]

Muito obrigado pela sua visita. Volte sempre.